terça-feira, 6 de dezembro de 2011

BÊNÇÃO DO ÍCONE DA THEOTOKOS



O ícone a ser bento é colocado sobre uma mezinha diante do ambão e o sacerdote, depois de ter incensado o ícone, inicia com uma invocação a Deus; o leitor diz as orações iniciais habituais e o Salmo 44 com três Aleluias finais.

Sacerdote: Senhor Deus Onipotente, Deus de nossos pais, pedistes no Antigo Testamento, que fossem feitas para a tenda da reunião imagens de Querubins e enfeites em madeira e ouro; não rejeiteis, hoje, as imagens que pintamos a veneração e a edificação dos vossos fieis servidores, a fim de que contemplando-as, vos glorifiquemos e sejamos dignos de receber a vossa graça e o vosso Reino. Nós vos pedimos, volvei agora o vosso olhar sobre este ícone (ou ícones) desenhado e pintado em honra e memória Bendita virgem Maria, mãe de vosso dileto Filho, Nosso Senhor Jesus Cristo, abençoai-o com a vossa bênção celeste e santificai-o assim como aqueles que o venerarão e rezarão diante dele. Livrai-os de todas as aflições e necessidades e de todo o mal da alma e do corpo, tornai-o digno da vossa graça e misericórdia por intercessão da nossa pura e soberana Mãe de Deus e sempre virgem Maria. (Com voz forte diz) Pela misericórdia daquele que dela nasceu, nosso Deus e Salvador Jesus Cristo, a quem pertence toda a glória, honra e adoração, junto a vós, Pai Santo, e ao vosso Santíssimo Bom e vivificante Espírito, agora e sempre e nos séculos dos séculos.

Assembleia: Amém.

Sacerdote.: Paz a todos!

Ass.: Amém.

Diácono: Inclinai vossas cabeças diante do Senhor.

Ass.: Diante de vós, Senhor.

O Sacerdote em voz baixa reza: Senhor Deus Pai Onipotente, que vos dignastes escolher entro todo o gênero humano uma pomba pura e imaculada ovelha, a sempre Virgem Maria, para ser a Mãe de vosso Filho Unigênito, e a santificastes com a descida do Espírito Santo como sua morada; vós a fizestes mais venerável que os Querubins e os Serafins e a mais gloriosa de todas as criaturas, orante e intercessora de todo o gênero humano; abençoais e santificai com a vossa graça, pela aspersão dessa água benta, este ícone pintado em sua honra e memória, e para a glória daquele que dela nasceu, o vosso Filho Único e Consubstancial, e de vós, Pai sem princípio, e de vosso Santíssimo, Bom e Vivificante Espírito. E fazei para todos aqueles que rezarem com fé diante deste ícone uma fonte de cura das doenças da alma e do corpo; libertação e proteção de todas as calamidades dos inimigos e fazei com que as suas orações vos agradem. Concluindo em voz alta: Pela misericórdia de vosso Filho Único, que dela nasceu pela carne. Nosso Senhor Jesus Cristo, com o qual vós sois bendito, junto ao vosso Santo, Bom e Vivificante Espírito, agora e sempre, pelos séculos dos séculos.

Ass.: Amém.

O Sacerdote asperge com água benta o ícone dizendo:
Este ícone está abençoado pela graça do Santíssimo Espírito e pela aspersão desta água benta, em nome do Pai, do Filho + e do Espírito Santo. Amém. (repete três vezes)

Depois, cantam-se orações marianas conhecidas dos fieis bizantinos:
Sob a tua proteção nos refugiamos, ó Mãe de Deus; não desprezeis as nossas súplicas em meio às tribulações, mas livrai-nos do mal, ó única pura e bendita.
Salve, virgem Mãe de Deus, Maria cheia de graça, o Senhor está convosco; bendita sois entre as mulheres e bendito é o fruto do vosso ventre, pois gerastes o Salvador de nossas almas.
É verdadeiramente justo chamar-vos de bendita, ó Deípara, sois Beatíssima, toda pura e Mãe de nosso Deus. Ó vós, mais honrada que os querubins e incomparavelmente mais gloriosa que os serafins, que sem sombra de corrupção destes à luz o Verbo de Deus, nós vos exaltamos como verdadeira Mãe de Deus.

A Deus seja a Glória! Δόξα τω Θεώ!

2 comentários:

Henrique disse...

Walter gostária muito de saber sobre a benção de um icone de Cristo.
Esta benção pode ser feita por um sacerdote Romano?

Atelier de Iconografia SANTA CRUZ disse...

Pode sim, Henrique.

Agradeço o comentário!