sexta-feira, 21 de maio de 2010

LIVRO SOBRE ÍCONES: G. Parravicini

A Vida de Maria em Ícones

Giovana Parravicini, organizadora de várias publicações referentes à história da Igreja Russa, concede uma atenção a este livro com uma especial importância em apresentar o conhecimento da vida da Mãe de Deus pelas sagradas iconografias russas. A introdução desta obra fica ao encargo do Padre Stefano Di Fiores, teólogo mariano, onde ressalta que "o verdadeiro ícone de Maria [...] é aquele que manifesta seu mistério, isto é, que leva o cristão ao conhecimento e ao amor do Filho, do Espírito e do Pai".

Preciosos e raros ícones orientais, como pedrinhas de um mosaico, são dispostos para formar a vida da Virgem. O intinerário é acompanhado de um comentário que guia com facilidade o leitor na interpretação das imagens e símbolos.

Uma vida de Maria narrada com os escritos dos grandes Padres da Igreja ortodoxa, os hinos e os cânones da liturgia bizantina.

O caminho da beleza para entrar no coração do mistério cristão e deixar-se envolver pelo fascínio da Mãe "que carrega o Menino", que mostra e o entrega aos crentes.

Editora: Loyola
Ano: 2008
Número de páginas: 192
Formato: Brochura - 17 x 24 cm
ISBN: 85-15-03570-0

Grande relevância tem esta obra para os apreciadores da iconografia da Igreja Católica Oriental. É mais um referencial bibliográfico que não pode faltar na estante dos estudiosos sobre o assunto.

A Deus seja a Glória! Δόξα τω Θεώ!

Nenhum comentário: