terça-feira, 13 de abril de 2010

RELEITURA ATUAL DO PANTOCRATOR BIZANTINO

A arte cristã primitiva proporcionou aos artistas uma vasta aplicação dos seus primeiros modelos. Depois que a imagem do Pantocrátor (gr.: Παντοκράτωρ) fora aplicado nos primeiros ícones, surgiram, posteriormente, grandes imagens da mesma tipologia feitas por artistas ocidentais contemporâneos, porém resgatando a mesma fonte: a iconografia bizantina.

Cláudio Pastro (São Paulo, Brasil, 1948) e suas "linhas essenciais" criaram uma nova espécie de "escola" de arte sacra brasileira, tornando-se referência nacional e internacionalmente.

Kiko Argüello (Leão, Espanha, 1939) nos traz, não só na arte (plástica e música), como também no culto, um modo antigo e sempre novo de se portar diante do Corpo de Cristo.


Dom Ruberval Monteiro, osb (Rolandia, Brasil, 1961) que, com sua espiritualidade beneditina, nos revela a face do Deus-Conosco através de suas linhas e cores, integrando a tradição da arte cristã no mundo contemporâneo e na Igreja de hoje.



A Deus seja a Glória! Δόξα τω Θεώ!

Um comentário:

Philippe Gebara disse...

Muito bom!

Gostei especialmente do trabalho de D. Ruberval, artista que não conhecia. A cruz como nova árvore da vida, que brota da ressurreição.

http://sinaxe.wordpress.com