segunda-feira, 1 de março de 2010

PREPARAÇÃO DA MADEIRA


Numa postagem anterior, sobre a técnica, tocamos brevemente sobre a madeira e sua preparação, mas parece que ainda há muita dúvida sobre o cálculo do tamanho e as margens aplicadas nas madeiras como etapa preparatória na escrita dos santos ícones. Então, segue abaixo:

O CÁLCULO DO TAMANHO

Antes que a tábua seja cortada deve-se escolher o ícone-modelo para calcular o formato nas proporções exatas segundo o tamanho do ícone escolhido. Algumas sugestões de medidas foram elaboradas através dos séculos de existência da iconografia, sendo que as mais comuns são:

1x3 (para personagens de pé)


3x4 (para os bustos)


4x5 (para a Trindade)


4x6 (para a Virgem de Vladimir)


MARGEM OU MOLDURA

a) Cavada

Quando a tábua escolhida for de madeira maciça (de “lei”) pode, artesanalmente (com auxílio de um formão ou uma tupia elétrica) cavar o centro, deixando uma margem nos quatros lados da tábua de, aproximadamente, 2 a 5 cm de largura por alguns milímetros de altura (2 a 5 mm ou mais, segundo o efeito desejado).

b) Afixada

Este método é usado em tábuas compensada, pois não podem ser cavadas. Com outra tábua compensada de até 5 mm de espessura, corta-se algumas tiras de 2 a 5 cm e, com cola de madeira, fixa-se as molduras conforme o modelo escolhido e prensa-se durante uma noite para que a cola esteja completamente seca e não se solte.

Cuidado: Não fixe as tiras com pregos, pois o gesso enferruja o metal e poderá ocasionar rachaduras posteriores.


c) Pintada

Esta forma de emoldurar o ícone é feita quando o modelo do desenho for transferido para o suporte devidamente preparado. Neste caso, deve guardar o espaço de alguns centímetros até o limite externo da tábua e pintá-lo de um tom mais escuro que o fundo da pintura (vermelho, marrom, vermelho escuro, azul etc.).

MODELOS DE MOLDURAS

4 lados iguais


3 lados iguais (superior e laterais) e um lado (inferior) mais largo


2 lados largos (superior e inferior) e 2 lados finos (laterais)


4 lados muito largos


A Deus seja a Glória! Δόξα τω Θεώ!

Um comentário:

Sérgio de Barros disse...

A madeira usada para escrever ícones deve ter uma boa espessura. Gostaria de saber como é feita a fixação na parede, pois dependendo do tamanho do ícone, ficará bem pesado.