segunda-feira, 22 de março de 2010

LIVROS SOBRE ÍCONES: Via Pulchritudinis

O Caminho da Beleza

Esta obra é o resultado da Assembléia Plenária do Pontifício Conselho da Cultura, ocorrida em 27 a 28 de março de 2006 e visa responder aos desafios da cultura contemporânea, especialmente à indiferença religiosa e a descrença. Possui projetos e propostas concretas para ajudar toda a Igreja a seguir a Via Pulchritudinis, como caminho de evangelização das culturas e de diálogo com os não-crentes, conduzindo-os a Cristo que é "o Caminho, a Verdade e a Vida" (Jo 14,6).

A tradução é de responsabilidade do arquiteto e artista sacro Cláudio Pastro e revisado pelo Mosteiro de Nossa Senhora da Paz.

A primeira parte nos é mostrado a realidade atual, cujo documento vem propor uma resposta, que é a segunda parte, sendo subdividida em outros três tópicos. A terceira parte da Via Pulchritudinis está subdividida em outros três tópicos, passando pela Beleza da Criação, Beleza das Artes e pela Beleza do Cristo - modelo e protótipo da santidade cristã. Ao final de cada tópico explanado é sugerida algumas Propostas Pastorais que aprofundam o tema numa realidade mais vivencial.

Editora: Loyola
Ano: 2007
Número de páginas: 74
Formato: Médio 16,5 x 24,3 cm
ISBN: 85-15-03337-9

Esta obra é um referencial para todos os interessados em evangelizar através da Beleza. É um documento base para artistas sacros, sacerdotes, professores, catequistas e todas as pessoas interessadas não só em iconografia, mas na mística de uma busca de Deus através da Beleza, ou seja, buscar a Deus em Deus.



A Deus seja a Glória! Δόξα τω Θεώ!

Nenhum comentário: