quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

DESENHO DO ROSTO


Para quem não está habituado ao estilo bizantino de arte pictória pode estranhar ao se deparar com um ícone, pois fogem, em muito, do modelo moderno e contemporâneo de pintura, desde a sua composição das partes do corpo à arquitetura e vegetação existente em cenas. Por isso, na história da arte compreende-se um ponto só sobre a arte bizantina.

Em geral a estilização bizantina apresenta uma composição toda particular. A cabeça mostra certa desproporcionalidade em alguns personagens (p. ex., o Emanuel), porém nestes traços aparentemente irregulares ou desproporcionais surgem explicações de uma riqueza teológico-simbólica ímpar.

A estilização bizantina

A estrut
ura dos desenhos deve obedecer a uma composição geométrica precisa, formando uma peça harmoniosa segundo a ordem de cada parte.


I. Partes do rosto frontal

a)
Os olhos



Obedece a medida de 2 x 1 e sua estilização se caracteriza por uma pupila e uma íris ligeiramente ovais e unidos à pálpebra superior, sem formar uma circunferência completa. A linha da pálpebra superior não pode ser muito baixa, pois expressaria tristeza no olhar. No desenho das pálpebras não se unem, dando assim profundidade no olhar.

b)
O nariz

A proporção é basicamente de 3 x 1 sendo desenhado, na parte superior, como um funil, seguindo fino e alargado até formar uma gota levemente voltada para o lado direito de quem olha. A origem do nariz (parte afunilada) é o eixo do rosto, onde se distribui (segundo uma correta proporção) todas as demais partes que o compõe.


c) A boca


É pequena, fina e desenhada de maneira que as linhas não se toquem. A proporção é de 1 x 1 e a linha central que divide o lábio superior do lábio inferior poderá ultrapassar pouca coisa dessa proporção, porém jamais deverá expressar sorriso e será sempre fechada. O lábio inferior deve ser mais grosso que o lábio superior.


d) As orelhas


São raros os ícones que mostram o formato completo das orelhas do personagem representado (geralmente alguns santos), o que mais se destaca é somente o lóbulo inferior, que deve estar alinhado com a ponta do nariz. Caso seja empregado o desenho completo da orelha deverá ter a mesma proporção que o nariz, ou seja, 3x1 e deverá estar unida à linha do rosto.


II. Partes do rosto de meio perfil

a) Os olhos


Para ambos os olhos, a proporção será a mesma de 2 x 1, porém serão invertidos conforme o direcionamento da cabeça. No caso abaixo supõe um rosto voltado para a direita do espectador.


Deve-se notar que o olho direito é menor que o esquerdo, ou melhor, o olho que permanecer mais próximo da orelha será maior que o outro. As demais características quanto a íris e a pupila seguem as mesmas indicações do rosto frontal. Porém no desenho das pálpebras diferem entre si no traçado e deve ser observado atentamente.

b) O nariz

Representado perpendicularmente com relação ao eixo das sobrancelhas, o nariz seguirá uma curva longa e terá apenas uma narina quando representado com o rosto voltado ligeiramente à esquerda.


A Deus seja a Glória! Δόξα τω Θεώ!

Nenhum comentário: